Fase I

 


FASE I

 

Finais de Outubro, consegui capturar duas rainhas,  coloquei-as em frascos separados, onde preenchi até metade, com areia. estão comigo mais ou menos a uma semana. Coloquei-as num sitio escuro pois sei que a espécie que capturei, que vou mencionar mais a frente, é uma espécie que hiberna até a primavera.

 

Falando um pouco da espécie que capturei, que tem o nome de Messor Barbarus, que até por acaso era uma das espécies que ficava a observar quando era mais novo, é uma espécie que sempre me cativou desde dessa altura, pois comparado com outras espécies que observei, existe uma diferenciação física ou seja, distingue-se bem uma obreira de uma guerreira através do seu tamanho e da sua cabeça.

 

As rainhas da espécie Messor Barbarus, depois de acasalarem durante o Voo Nupcial, ao caírem chão perdem as asas e tentam abrigar-se, escavando bem fundo onde irão hibernar até à próxima Primavera.

 

 

fig.1:Imagem mais acima é uma rainha e mais abaixo o macho



Fig. 2: Nesta imagem pode ver-se bem a distinção entre as obreiras minor em major

 

Domingo dia 5 de Novembro de 2011

 

 

 

Bem decidi então à procura de formigários ou ant farms em sites próprios de criadores de formigas, não sei bem o termo adequado :). De  todos os formigarios que vi, gostei muito de dois tipos. Um que parece um aquário mas achatado, do qual tem o nome de "sandwich", estes são bons pois conseguimos ver todos os túneis e câmaras que as formigas escavam. O outro, que foi o que gostei mais foi também um que tem o aspecto de um aquário mas de dimensões normais , ou seja, sem ser achatado, no interior deste aquário está um material, do qual eu não conheço, que já possui túneis e câmaras moldadas todas elas juntas às faces do aquário.

 

Outra coisa que também acrescento, é que todos os formigarios possuem várias entradas laterais, caso queiramos aumentar a colonia, lingando-os atráves de tubos :D

 

 

Fig.3: Nesta figura estão os formicarios que referi acima: O esquerdo é o sandwich e o direito, o que já possui o material moldado.

 

 

 

 

Dia 9 de Novembro de 2011

 

 

É com grande tristeza minha que anuncio a morte de uma das rainhas que tinha capturado, tinha lhe baptizado com o nome de Medusa, agora as esperanças de fundar uma colónia de raíz estão depositadas na Antenas, a única rainha que possuo neste momento.

 

 

 

Dia 11 de Novembro de 2011

 

 

 

 O meu novo formigario chegou hoje, ainda não o tenho comigo, assim que tiver irei postar mais fotos aqui, pois ele é igual à foto que postei sobre os formicarios (fig. 3) que diz colorado. Para além deste formicario ando a tentar fazer um outro, pois sei que se tiver uma colónia, ela irá crescer e eventualmente terei de acrescentar pelo menos mais um. Através de vídeos que vejo, tenho tentado reproduzir, não é fácil!! uma vez que sou péssimo em T.M. (trabalhos manuais) XD, já vou no terceiro prototipo, penso que seja desta... 

Se tudo correr bem a minha colónia só irá arrancar mais ou menos em Fevereiro, pois a raínha que possuo neste momento está em hibernação, assim também me dá tempo para preparar o cenário todo.

 

 

16 Novembro 2011

 

Bem actualizando aqui o meu diário, acerca do meu formigário que mandei vir, foi um "tiro pela culatra" pois as dimensoes são pequenas, como se fossem para mini formigas, claro o erro foi meu não vi bem as dimensões...bem adiante, ainda estou a estudar maneiras de fazer formigários, ideias não me faltam e estou quase, quase lá...

Entretanto a minha rainha Antenas continua a hibernar, espero que sobreviva, pois gostava muito que a minha colónia crescesse de raiz, vamos aguardar ainda falta muito tempo, quem espera sempre alcança :D. Vou tentar arranjar maneira de colocar fotos, mas anda complicado pois o cartão de memoria da maquina pifou :S, também vou tratar disso...Até lá vou completando a parte sobre a espécie Messor Barbarus e colocando mais curiosidades.

 

 

26 Novembro de 2011

 

Hoje, na minha habitual visita a casa dos meus pais inspeccionei a piscina, como faço sempre e reparei que tinha alguns insectos à superfície ainda vivos, ainda com a esperança, tentei identifica-los e surpreendi-me ao ver algumas rainhas de espécies diferentes.Uma das rainhas que identifiquei são da espécie crematogaster scutellaris as outras não tenho bem a certeza, ainda tenho de observar melhor, penso que sejam da espécies crematogaster sordidula e Messor structor.

Coloco aqui algumas fotos pela ordem que mencionei, só não coloco uma foto sobre a ultima pois não tenho a certeza ainda sobre a ultima.

capturei as que estavam vivas e preparei pequenos recipientes para cada uma, ainda estou a espera de tubos de ensaio para as preparar melhor. Agora só resta que sobrevivam ao inverno...

 

8 Março de 2012

 

Depois desta longa pausa, em que as rainhas estiveram em hibernação, coloco aqui as primeiras boas notícias, primeiro pela sua sobrivivencia  em cativeiro e segundo por ter observado os seus pequenos ovos num pequeno monte esbranquiçado do qual ela carrega na boca para os limpar e deslocar de lugar. Irei tentar postar aqui algumas fotos.

 

 

 

18 de Março 2012

 

Sendo esta parte uma continuação do "Diário de um formigário -Fase I-", ainda na construção e no estudo de um formigário ideal, decidi construir-lo em "YTONG" uma vez que li na internet vários testemunhos a preferirem o YTONG ao GESSO, sendo este melhor no controlo da humidade, também reparei que o gesso tem uma grande facilidade em ganhar bolor sendo prejudicial para as formigas.

O que é o YTONG?

 

Pelo que andei a sondar, é conhecido por betão celular autoclavado as suas vantagens são imensas, muitas delas  importantes para a construção e outras importantes para nós "amantes de formigas". Vou então listar algumas importantes:

 

 
  • Respirável- Pois permite que haja saída de gases, o que é muito importante , pois ajuda a controlar a humidade como também a temperatura.
  • Durável- Estes blocos são bastante resistentes e não se degradam em condições atmosféricas normais.
  • Leveza-  É um material leve, permite facilidade no seu manuseamento.
  • Versátil- O blocos de ytong podem ser cortados e trabalhados à nossa medida.

Blocos de Ytong

 

 

Estes blocos podem ser encontrados em casas de venda de materiais de construção, existem várias medidas e são baratos. 

Voltando a construção do meu formigário, posso dizer que agora está no bom caminho :) coloco aqui as fotos do meu progresso.

 

 

 

 

25 de Março 2012

 

Mais progressos na construção do meu novo formicario, já esta pintado e também com o vidro pronto. Já só falta pouco para que o set esteja completamente pronto, agora falta-me preparar o terrário (zona de "caça") e esperar que os ovos da rainha Messor barbarus comecem a dar as primeiras obreiras para dar o inicio de uma nova etapa. :)

Aqui vai uma imagem do progresso: